Rede do Conhecimento

rede_conhecimento

Na Rede do Conhecimento os empregados da Caixa Econômica Federal têm acesso a uma grande variedade de cursos em diferentes áreas. E o foco não é apenas a formação profissional, mas também a descoberta e o desenvolvimento de novos hobbies, afinidades e gostos pessoais.

Na maioria dos cursos, há aulas e módulos disponíveis para todos. Porém, para dar continuidade e concluir os cursos é preciso estar associado a uma Apcef. Após efetuar a matrícula, esse público específico poderá assistir a vídeo-aulas, baixar materiais complementares e tirar dúvidas com professores e outros alunos. 

Dos cerca de 65 cursos oferecidos, alguns se destacaram quanto à procura pelos empregados Caixa. Entre eles, Inglês Básico, CPA 10, CPA 20, Master Mind, Mercado Financeiro para Iniciantes, Cozinha Básica, Planejamento Financeiro Pessoal, Inovação para Todos, Cozinha Avançada - Carnes, Fotografia com iPhone, Cozinha Básica, Empreendedorismo Contemporâneo e Caricatura em Aquarela. Desde que o projeto foi lançado pela Fenae e pelas Apcefs, no final de outubro de 2016, mais de 15 mil pessoas já se cadastraram e acessaram a plataforma.

A filosofia educacional sobre a qual se baseia a plataforma é a do conhecimento construído na mente do aluno. Ou seja, caberá ao professor/orientador ajuda-lo a construir o conhecimento com base nas suas habilidades e informações próprias, no lugar de simplesmente publicar e transmitir esse conhecimento. 

Outra característica da Rede do Conhecimento é a filosofia de que o aprendizado ocorre mais adequadamente em ambientes colaborativos e transdisciplinares. Assim, o projeto da Fenae e das Apcefs, busca contribuir com a construção de uma cadeia produtiva que inclua as várias etapas do processo criativo: formação, criação, produção, distribuição, acesso, gestão de conhecimento, memória e inovação.

O foco está claro: semear as ideias, visões e processos que podem construir um mundo melhor, que não apenas é possível, mas desejável.

Acesse www.fenae.org.br/rededoconhecimento.

Compartilhe