Movimento Solidário

MovimentoSolid_rio

O Movimento Solidário é o projeto da Fenae e das Apcefs para transformar o mundo. Criado em 2005, ele atua como programa de responsabilidade social da Federação, realizado em parceria com a PAR Corretora de Seguros e a Integra Participações, e com a essencial colaboração de empregados da Caixa de todo o país.

O principal objetivo é trabalhar em prol da diminuição da desigualdade social e da melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros, por meio da erradicação da pobreza extrema, da elevação dos níveis de ensino e saúde e da promoção da igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

Acesse o www.fenae.org.br/movimentosolidario e conheça as ações realizadas. Por meio do site também é possível doar para o programa.

Caraúbas

No segundo ano de existência, em 2006, o Movimento Solidário começou a ser executado em Caraúbas (PI), que na época tinha o 18º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e graves carências em áreas como educação, saneamento básico e saúde. Os oito anos de atuação provocaram uma verdadeira revolução no município piauiense.

Por meio de parcerias com órgãos federais, estaduais e instituições privadas, e com as doações feitas por milhares de empregados da Caixa, foi possível implantar a Associação de Produtores de Artigos de Vestuário, a Associação de Produtores de Leite, o minipolo de confecções e a horta comunitária, que hoje são exemplos de desenvolvimento econômico e de geração de renda. A cidade também passou a contar com um telecentro, bibliotecas e ambulâncias.

Belágua

O município maranhense foi escolhido, em abril de 2015, para receber as ações do Movimento Solidário. A decisão foi do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, que reúne os presidentes das 27 Apcefs. Nada mais justo. Belágua tem um dos piores
Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. A exemplo do que ocorreu em Caraúbas, o objetivo é transformar a vida dos cerca de 7 mil habitantes.

Mais uma vez com a importante colaboração dos empregados da Caixa, a realidade já está mudando. Após ações emergenciais, sobretudo para diagnosticar e tratar doenças e combater a desnutrição infantil, os primeiros projetos saíram do papel e trazem esperança de dias melhores para os moradores da cidade maranhense.

Estão em pleno funcionamento, em comunidades na área rural, tanques para criação de peixes e galpões para criar galinhas caipiras. Com abundância de água, o município tem grande potencial para crescer e gerar emprego e renda para os moradores.

Doações para as atividades desenvolvidas em Belágua podem ser feitas no site www.fenae.org.br/movimentosolidario.

Lar das Crianças

O Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças está situado em Petrópolis (RJ), a 75 quilômetros da capital do Rio de Janeiro. Tem sede própria fundada em 16 de abril de 1957 e atua acolhendo crianças em regime integral, dando proteção, educação e promovendo o convívio social. O Lar é a única instituição mista da cidade que tem como princípio não separar os irmãos.

Desde dezembro de 2002, a Fenae, a PAR Corretora e a Integra Participações contribuem com a entidade. Graças às doações feitas por milhares de empregados da Caixa, foi possível a recuperação da instituição através do Projeto Novo Lar. Hoje, a equipe interdisciplinar, juntamente com a equipe do Juizado da Infância e Juventude, tem buscado a reinserção social e o retorno das crianças às suas famílias.

Ao longo dos anos, graças à participação dos empregados da Caixa em campanhas específicas de arrecadação, o Movimento Solidário inaugurou, no Lar de Crianças, cozinha industrial, lavanderia, berçário, brinquedoteca e biblioteca, além de outras obras de melhoria na unidade.

Quer ajudar? Acesse www.fenae.org.br/movimentosolidario e faça sua doação!

Compartilhe