Projeto “Eu Sou Porque Somos” inicia atividades com aula inaugural na Liberdade
O projeto Eu Sou Porque Somos – Ubuntu na Luta pelo Feminicídio Zero deu início às suas atividades com uma aula inaugural realizada no último sábado (5), na sede da Associação dos Remanescentes Quilombolas Urbanos do Bairro da Liberdade, em São Luís (MA).
A programação incluiu uma roda de conversa e momentos de reflexão sobre as lutas históricas das mulheres por direitos, além da apresentação das ações que serão desenvolvidas ao longo do projeto.
Proposto pela APCEF/MA e pela ONG Moradia e Cidadania – com financiamento do edital 004/2024 da FENAE – o projeto é executado pelo Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa, em parceria com o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, o Coletivo Nós e a Associação do Remanescente de Quilombo da Liberdade.
Estiveram presentes na aula inaugural a presidente da APCEF/MA e coordenadora estadual da ONG Moradia e Cidadania, Giselle Menezes; o gestor técnico do projeto, Ezequias Castro; a voluntária da ONG Moradia e Cidadania e co-vereadora de São Luís, Eunice Chê; a professora da oficina de Comunicação Básica, Rayanne Bezerra; a coordenadora do projeto, Josanira Luz; a aposentada da Caixa Maria Bruzaca; além de representantes da comunidade local.
Com foco no enfrentamento à violência de gênero, o projeto busca fortalecer lideranças femininas, promovendo formações voltadas à autonomia, comunicação e organização comunitária.