10/12/2021 16:22

Movimento Solidário: Belágua vai ganhar mini fábrica de beneficiamento de peixe

reuniao_movimento solidario _1_.jpg

 

O município de Belágua vai ganhar uma mini fábrica de beneficiamento de peixe. O equipamento é mais uma das ações realizadas no município por meio do Programa Movimento Solidário, que compõe as ações do eixo de desenvolvimento sustentável do Instituto FENAE Transforma.

A mini fábrica vai atuar no beneficiamento do peixe produzido no município por meio de projetos do Movimento Solídário. A prefeitura de Belágua doará um terreno, localizado no bairro Santa Clara, na sede do município. 

Atualmente Belágua possui 21 tanques de peixe instalados graças às ações do Programa Movimento Solidário. Agora, o desafio é escoar a produção e, para isso, algumas alternativas já vêm sendo estudadas pela Prefeitura de Belágua e pelo Governo do Maranhão para absorver essa produção. No entanto, em qualquer cenário, é preciso providenciar o beneficiamento do peixe e é com o objetivo de atender essa demanda que o projeto da mini fábrica vem sendo estruturado.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (6) na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), foi apresentada o projeto do equipamento que terá como parceiros, além da prefeitura de Belágua, o Governo do Maranhão, por meio da Sedihpop, da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP).

Participaram da reunião, os consultores do Movimento Solidário Fátima Carvalho e Domingos Barros, a presidente da APCEF/MA e diretora da Fenae, Giselle Menezes, além de técnicos da AGED, AGERP e Sedihpop. Durante a reunião, foi apresentado o pré-projeto da fábrica e discutido os pré-requisitos para a instalação do equipamento.

Para a presidente Giselle Menezes, a instalação da mini fábrica de beneficiamento de peixes em Belágua, vai contribuir para a ampliação das ações de apoio e incetivo ao empreendedorismo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do município, realizadas pelo Programa Movimento Solidário.

"O Programa Movimento Solidário mudou completamente a vida dos moradores de Belágua, trazendo renda, qualidade de vida e alegria para as famílias. A fábrica de beneficiamento vai ser muito importante para que os moradores que produzem peixe por meio dos pojetos apoiados pelo Movimento Solidário, possam ampliar sua renda e melhorar ainda mais a qualidade de vida das suas famílias", destacou.

 

Compartilhe